Gatos são animais um tanto polêmicos e embora muitas pessoas não gostem, eles possuem uma legião de fãs de carteirinha, os chamados GATEIROS. Quase todo mundo conhece alguém que não gosta e geralmente não sabe dizer o porquê; não gosta e pronto!
Mas existe uma série de motivos para isto, só que a maioria não passa de mito: criou-se uma imagem um tanto equivocada a respeito dos gatos, que nada mais são do que animais muito carinhosos e companheiros.
O gato é o segundo animal doméstico mais popular que existe. É comum as pessoas terem mais de um gato em casa, pois eles são independentes, limpinhos, brincalhões, e lindos, ne? Então…
Por que algumas pessoas não gostam de gatos?
Um dos motivos pelos quais algumas pessoas não gostam de gatos é porque elas esperam que eles se comportem como cães, que são animais de personalidade bem diferente.
Os gatos tem personalidade forte; o comportamento deles é parecido com o nosso, como por exemplo, ficar triste ou zangado quando alguém faz algo que não lhe agrada. Gatos ficam magoados e até “de mal”, acredite!
Ao contrário do cachorro, que mesmo que você brigue com ele, grite ou até mesmo bata nele, se você oferecer um carinho logo em seguida, ele aceita e retribui na hora!
Os gatos são um tanto injustiçados, quando relacionados a bruxaria (principalmente os pretos) e outros assuntos referentes a coisas negativas.
Esses são alguns dos motivos desse pré-julgamento ou mesmo preconceito contra os bichanos, porém as pessoas que tem gatos sabem o quanto eles são amigos e como é bom tê-los por perto.
A questão relacionada ao misticismo, que também envolve a religiosidade acerca dos gatos é assunto para uma outra oportunidade. Hoje falaremos sobre o que você pode estar fazendo, que está deixando seu gato estressado! Vamos ver?
8 Coisas que os Gatos Odeiam!
- Sujeira: Mantenha sempre limpo o local onde ficam os seus pertences e lave-os com frequência;
- Barulho: Os gatos ficam irritados quando você grita ou ouve música em volume alto;
- Toque em excesso: Gatos não gostam de serem tocados o tempo todo, abraçados, nem de ficar no colo. É claro que existem exceções, mas a maioria não gosta, pois se sente “sufocada”;
- Passear de carro: Ao contrário da maioria dos cães, os gatos não gostam de andar de carro, pois se sentem enjoados e estressados. As viagens de carro devem ser evitadas, exceto em casos de necessidade, como uma visita ao veterinário;
- Água parada: É comum se deparar com o seu gato em cima da pia ou do tanque, não é? Quando ele faz isso é porque quer que você abra a torneira pra ele beber água. Gatos não gostam de água parada e nem suja;
- Carinho na barriga: Atenção! Quando seu gatinho deita de barriga pra cima, ele não está querendo carinho! Na verdade, gatos não gostam que toquem em sua barriga. Isso os deixa irritados e eles podem responder ao toque com uma mordida ou arranhão!
- Cheiro forte: Gatos são muito sensíveis a certos odores e odeiam cheiros fortes e acentuados, como de algumas especiarias tipo pimenta, canela, cominho e outros como cebola, bebidas alcoólicas, combustíveis e etc.;
- Sair da rotina: Ao contrário da maioria de nós, humanos, gatos NÃO gostam de mudanças no seu cotidiano. Isso explica porque eles têm tanta dificuldade em se adaptar a uma nova casa, o que faz com que algumas pessoas afirmem que “Gatos gostam da casa e não do dono!” Esta afirmação não procede! Trata-se tão somente de uma característica peculiar da personalidade dos gatos.