5 Alimentos que cachorro jamais deveria comer

Quem tem cachorro sabe o quanto ele é importante. Nossos pets são como membros da família e queremos sempre o melhor para eles.

Só que muitas vezes achamos que estamos fazendo o melhor, quando na realidade estamos prejudicando a saúde deles, o que pode ter consequências graves e irreversíveis.

Por mais que amemos nossos cães, devemos ter consciência de que animais são diferentes de seres humanos, principalmente no funcionamento de seu organismo.

Sistema digestivo do cachorro – resumo:

A digestão começa a partir do momento em que o alimento entra na boca. Dali ela passa por um sistema unificado, que é o tubo digestivo: faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

Durante esse percurso, os alimentos entram em processo digestivo e os nutrientes são absorvidos. Este processo leva entre 3 e 5 horas, dependendo das características peculiares de cada raça.

Este tempo refere-se à digestão de ração canina, aliás, rações desenvolvidas para outras espécies de animais também são perigosas para cachorros. No caso de outros tipos de alimento, a digestão é mais rápida, em torno de 2 a 2,5 horas, dependendo do alimento.

Cachorro tem paladar?

Alimente adequadamente

Eu aposto que você já se perguntou isso…SIM! Ele sente gosto! Mas como mencionamos anteriormente, o organismo dele é diferente do nosso, portanto, seu paladar é menos apurado, enquanto que o olfato é muito mais desenvolvido.

Os cães possuem papilas gustativas como nós, porém em quantidade inferior, o que não os impede de distinguir o doce, o salgado, o azedo e o amargo.

O paladar do cão é quase nove vezes menos desenvolvido que o nosso, o que explica o fato de poderem comer o mesmo alimento todos os dias durante a vida toda sem enjoar.

Muito cuidado com que você dá para seu amiguinho!

Mesmo não enjoando da sua comida, eles ficam com aquela carinha de pidão de dar dó quando estamos comendo algo, não é? E quem resiste àquele olhar suplicante?

É aí que mora o perigo!!!

Certos alimentos simples, que ao nosso ver são inofensivos, podem fazer um estrago no organismo do seu pet e você nem imaginava!

Conheça 5 vilões que devem ficar bem longe do seu pet:

Não deixe ele ficar “dodói”!
  1. Leite: Pois é, eu tenho certeza que muita gente ficou surpresa. Mas como, se o leite é um alimento completo, rico em nutrientes? Isso refere-se ao leite materno e serve tanto para nós, como para qualquer outro mamífero, portanto, depois que o animal desmama, o leite deve ser evitado, pois pode causar vômito, diarreia e outros problemas intestinais.
  2. Osso: Hã?? Isso mesmo que acabou de ler! Mais uma surpresa, não é? Então, a gente passa a vida associando cachorro a osso e de repente se depara com isso! Ossos, sejam de qualquer espécie, podem causar danos ao estômago e intestino, além do risco de ele engasgar ou ter algum órgão perfurado.
  3. Carne crua: É muito provável que você já tenha dado carne crua pro seu dog, eu mesma me surpreendi quando soube que isso pode até matar o animal. Mas por que? A gente sempre achou apropriado, por ser fonte de proteínas e outros nutrientes! A verdade sobre a carne crua é que ela pode estar infectada por uma bactéria que causa intoxicação alimentar grave e levar a óbito. Carne para seu doguinho, só se for cozida ou assada, certo?
  4. Frituras: Esse tipo de alimento dispensa comentários. Alimentos gordurosos fazem mal não só pra gente, como para nossos pets. A gordura causa danos ao pâncreas do animal, além de contribuir para a obesidade e suas consequências
  5. Doces: É muito comum dar doces para os cães; eu aposto que você já fez isso! O caso dos doces é semelhante ao das frituras, ou seja, se faz mal para nós, por que dar para nosso bichinho? O açúcar está entre os maiores inimigos da saúde. O pet que come doce pode ficar diabético, ter problemas bucais como cáries e até perder os dentes; além de ficar obeso.

Sabemos o quanto é difícil mudar hábitos, mas temos que pensar que é por uma causa nobre e sermos firmes em nosso propósito.

Nunca é tarde para aprender e mudar. Nosso melhor amigo agradece! Ele merece uma vida longa e saudável.

Ele vai retribuir